segunda-feira, 3 de setembro de 2012

queijo de cabra caseiro ...


Aspecto da coalhada  quando está pronta....  
 Olá hoje trago um regalo para a vista  e para o estômago queijo de cabra  caseiro ...durante as minhas férias campestres (lololol)  aprendi a fazer  queijo  de cabra caseiro  um dos vizinho tem uma cabra e ofereceu-nos  o leite durante a nossa estadia....  a vizinha do lado ensinou-me  como se fazia e o que parecia  ser uma grande ciência é na  verdade  um processo muito simples...  quando o leite sai da cabra vem  morno  por isso não é preciso aquecer  no fogão.. entretanto passamos  o leite por um pano (tipo gaze) por causa das impurezas.. juntamos um pouco de coalho em pó  mexemos e tapamos o tacho que colocamos num sítio  abrigado pelo menos meia hora ...depois  de o leite estar coalhado  é retirar o soro com muita paciência  e armar o queijo num aro em inox  .. depois de o queijo estar armado  coloca-se umas pedras de   sal por cima e vai ao frio..  um pouco mais tarde vira-se o queijo e repete-se  o mesmo processo ...  eu fiz também  alguns queijos  mas não tenho fotos pois o meu (love) achou mais graça  ..  gravar  o processo todo  que é  igual a estas fotos (que tirei  durante o meu  workshop de aprendizagem lololol)  espero que gostem bjss Trapos ...
o queijo em fase de  finalização  ...

já dentro  da armação  ....

a noite desenformado ..... e pronto a comer ..

Sem comentários: